MODULO 1 – Autismo – Conceitos Diagnósticos
– Causas
– Pesquisas Atuais
– DSM 5
MODULO 2 Avaliação De Rastreio, Avaliação Diagnóstica e Perfil de Investigação – Perfil de Avaliação Inicial para Autismo utilizando instrumentos de Avaliação do nivel 1 e Nivel 2 – Anamnese e Triagem de Rastreio – Procedimento para avaliação do Autismo e Transtornos Pervasivos do DESENVOLVIMENTO
MODULO 3 Instrumentos e Testes de Rastreio selecionados para o Autismo ( MCHAT, ASQ 3, GARS 2, CARS, ABC – checklist comportamental, IRDI, ATA – Avaliação de traços autisticos, AQ10 – infantil e adulto, ATEC – checklist de avaliação do tratamento do Autismo, Protoco comportamental de Intervenções Precoces nivel 1 e nivel 2
MODULO 4 Avaliações Diagnosticas Ampliadas – Diretrizes internacionais para a Avaliação de Rastreio Global do Autismo – Diretrizes para a Avaliação Diagnóstica – Instrumentos Diagnósticos infantil e Adulto: Ados 2, Pep r, Pep 3, Vineland, Vbmapp, Avaliação de Desenvolvimento Inventário Batelle, Avaliação de Desenvolvimento Infantol Padrão Ouro Escala Bayley 3 e Protocolo de Avaliação específico do Desenvolvimento Infantil em contexto naturalístico.
MODULO 5 Procedimentos e Programas de Ensino – Plano Terapêutico – Áreas a considerar para elaborar o PEI para crianças e Adolescentes – Programa de Aquisição de Habilidades
MODULO 6 Relatorio e Encaminhamentos
MODULO 7 ESTUDOS DE CASO COM PROPOSTA DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO
MODULO 8: Aplicação com aulas práticas e vivências de simulação de atendimento utilizando o instrumento diagnóstico ADOS 2: ➡ADOS- 2 no contexto clínico e institucional (escolas, berçários e creches) ➡ Aplicação do protocolo ouro ADOS-2
➡ Análise de casos clínicos e institucional ➡ Sugestões de recursos e materiais para a confecção da bateria de atividades ➡ Análise quantitativa e qualitativa do score do ADOS 2 ➡ Modelo de relatório para equipe médica (orientação teórico e prática)
➡Programa de habilidades com base no ADOS 2 ➡ Programa de Intervenção naturalistica e Precoce para aquisição de habilidades com base no resultado do score do ADOS 2
MODULO 9: tualização dos critérios diagnósticos internacionais e nacionais do TDAH, Avaliação e Intervenção do TDAH (infantil e adulto), Escalas de triagem, uso de testes padronizados para diagnóstico e avaliação do TDAH e aplicação de baterias avaliativas (infantil e adulto), Programa de Intervenção e Reabilitação (infantil e adulto), Treino Cognitivo (infantil e adulto), Estimulação cognitiva e técnicas de Intervenção clínica no TDAH (infantil e adulto)
Sinais de Risco para o TDAH e a intervenção precoce ➡ Conner ➡ Edah ➡ Snap IV ➡ Asrs- 18 ➡ Child Behavior Checklist ➡ Cumanin ➡ Escala CRS
MODULO 10: Autismo na Escola ( Aprendizagem e Autismo, Mediação escolar no Autismo, Conceitos bases do Aba na educação para manejo de comportamento no contexto escolar, Adaptação curricular, Plano Educacional Individualizado, Estratégias de inclusão e adaptação para sala de aula, Avaliação educacional do aluno TEA, Alfabetização no Tea, Ensino de matemática no autismo, Estudos de casos com propostas de intervenção, mediação e adaptação
MODULO 11: O aluno com TDAH (Identificando o tdah na sala de aula, TDAH e metodologia de ensino – plano de aula adaptado, propostas de avaliação e estratégias de inclusão, gerenciamento de comportamento na sala de aula, intervenção pedagógica e Psicopedagógica, PEI para o Tdah, Programa educativo personalizado, Funções executivas na sala de aula, Habilidades sociais e socioemocional, Intervenções lúdicas e em grupos na sala de aula